SEMINÁRIO ORIENTA JOVENS NA ESCOLHA DA PROFISSÃO

No dia 23 de abril de 2019, o Rotary Vila Alpina realizou o Rumo – Seminário de Orientação Profissional para Jovens, na Escola Estadual Professora Annita Atalla, situada no Jardim Avelino, Vila Alpina.

Para esse seminário, foram convidados alunos de escolas estaduais que, normalmente, não contam com a orientação vocacional para a escolha da carreira que pretendem seguir.

Foram realizadas 27 palestras, em três rodadas de uma hora. Ou seja, cada aluno pode assistir até três palestras de sua preferência. Também, houve três palestras, em horários diferentes, para orientar os alunos sobre “Escolha Profissional – Como escolher sem se arrepender”.

Foram realizadas palestras sobre 20 diferentes profissões. Como palestrante, foram escolhidos profissionais bem-sucedidos em suas respectivas áreas de atuação para falar de aspectos práticos, tais como: a importância da profissão perante a coletividade/sociedade, o mercado de trabalho para a profissão, escolas que ministram o curso, duração do curso, custo mensal médio do curso no mercado, possibilidades de ganho e estágio, dificuldades habituais, experiências, conhecimentos e habilidades necessários, fatos e tópicos marcantes que valorizam o profissional.

Após a explanação de cerca de 25 minutos, os participantes puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tema da palestra.

Foram escolhidas palestras sobre as profissões mais procuradas, de acordo com pesquisas realizadas por universidades e entidades especializadas. Mas, também, foram realizadas palestras sobre profissões que estão sendo muito valorizadas, atualmente, tais como Moda e Gastronomia.

Tendo em vista o fato que nem todo o jovem tem as condições ou mesmo a vocação de fazer um curso superior também foram oferecidas palestras sobre Cursos Técnicos do SENAI, do SENAC e da ETEC. Dessa forma, o jovem pode ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida e, posteriormente, escolher especializar-se naquele segmento, com outros cursos e graduações.

Segundo a avaliação dos coordenadores, o Seminário cumpriu o objetivo previsto.

Elaine, Diretora da EE Professora Annita Atalla, parceira e grande colaboradora para a realização do projeto, enviou mensagem ao Rotary Vila Alpina nos seguintes termos: “… foi exemplar., toda organização e dedicação dos rotarianos. São pessoas iluminadas, fazem e farão a diferença na vida de muitos. Obrigada por fazerem parte da minha história de vida”.