INAUGURADOS SISTEMAS DE CAPTAÇÃO E REUSO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Em 26 de abril de 2019, foram inaugurados dois sistemas de captação e de reuso de águas pluviais.

O sistema consiste na captação de agua de chuva que escoa pelo telhado mediante a instalação de calhas e/ou tubulações. Antes de chegar ao reservatório onde é armazenada. A partir do reservatório, a água é distribuída por uma rede hidráulica exclusiva. Por se tratar de água não potável, seu uso deve ser limitado a torneiras de jardim, vasos sanitários (para descarga) e afins.

O primeiro sistema foi instalado na Escola Estadual Professora Annita Atalla, na Vila Alpina. A entrega do sistema aconteceu em cerimônia realizada em uma sala da própria escola, com a presença da Diretora, de alguns professoras e alunos, além de autoridades e rotarianos.  Segundo a Diretora Elaine, o sistema é um desejo antigo, pois, além da economia de recursos financeiros, possibilitará à escola o plantio de hortas, projeto que conta com a parceria do Centro Universitário São Camilo. A EE Annita Atalla atende alunos do ensino fundamental.

Em seguida, foi inaugurado outro sistema no Clube da Comunidade Fernando Romera Val, também no Jardim Avelino, Vila Alpina. Além de moradores da região, O CDC atende os alunos da Legião Mirim de Vila Prudente, entidade que forma jovens e os encaminha para o mercado de trabalho, pelo programa menor aprendiz.

Os projetos foram realizados, em parceira, pelo Rotary Vila Alpina, Rotary Vila Prudente, Rotary Agua Rasa e Rotary E-Club On-Line do Distrito 4430. Foram aplicados mais de vinte e dois mil reais, verba essa oriunda de Subsídio Distrital financiado pela Fundação Rotária.

Além da economia financeira, que pode representar mais de 30% do valor da conta da água, há a economia de valiosos recursos hídricos, além de retirar milhares de litros de água que iriam para as ruas, agravando as já famosas enchentes da região.