IMPORTANTE NOTÍCIA NO DIA MUNDIAL DE COMBATE À POLIOMIELITE

Hoje, no Dia Mundial da Pólio, o Rotary e seus parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio anunciaram que o poliovírus selvagem tipo 3 (WPV3) foi erradicado em todo o mundo. O WPV3 é apenas o terceiro patógeno infeccioso causador de doenças humanas a ser erradicado na história, seguindo a varíola e o poliovírus selvagem tipo 2. Essa conquista significa que duas das três cepas selvagens da pólio foram eliminadas, um importante marcador de progresso contra a doença.

O anúncio vem na esteira de notícias recentes de que a Nigéria passou três anos sem um caso de poliovírus selvagem, o que significa que toda a região africana poderia ser certificada como livre do poliovírus selvagem em algum momento de 2020.

“A erradicação do poliovírus selvagem tipo três é uma etapa crítica na luta do Rotary para erradicar a poliomielite”, disse Michael K. McGovern, presidente da Comissão Internacional da Pólio Plus do Rotary. “Mesmo enfrentando grandes desafios no Paquistão e no Afeganistão, continuamos a fazer progressos históricos que nos mostram que a erradicação é possível. Hoje é o Dia Mundial da Pólio – um momento para refletir sobre nossos esforços, até onde chegamos e o trabalho que ainda precisa ser feito para cumprir nossa promessa de um mundo livre da pólio. É importante que continuemos otimistas e aproveitemos o momento dessas boas novas ao enfrentarmos os desafios restantes no esforço global para acabar com a pólio.”